top of page

PROGRAMAS DE VISTO

Red and White Simple Canada Day Greeting Instagram Post.png

Programa Federal de Profissionais Qualificados (FSWP)

O Programa Federal de Profissionais Qualificados (FSWP – Federal Skilled Worker Program) foi criado para que profissionais estrangeiros com qualificação possam mudar para o Canadá e usar seu conhecimento e competências para contribuir para a economia canadense. Este programa destina-se a pessoas de todo o mundo que possuam pelo menos um ano de experiência profissional remunerada e de tempo integral durante os últimos 10 anos, em alguma das diversas áreas disponíveis que geralmente, requerem ensino superior. Muitas das profissões com alta demanda no país são das áreas de negócios, educação, finanças, saúde, administração e tecnologia.

 

Exemplos de profissões com alta demanda no Canadá que são elegíveis para o programa incluem: contadores, arquitetos, fonoaudiólogos, engenheiros químicos, engenheiros civis, programadores de computadores, gerentes de construção, dentistas, engenheiros eletricistas. Essas e diversas outras profissões de categorias 0, A e B  conforme a Classificação Nacional de Ocupações (NOC) do Canadá podem qualificar para o FSWP.

Red and White Photo Canada Day Saying  Quote Instagram Post.png

Programa Federal de Profissionais Técnicos (FSTP)

Existe uma demanda crescente no Canadá por profissionais técnicos estrangeiros com qualificação em inúmeras áreas, o que levou o governo canadense a criar o Programa Federal de Profissionais Técnicos como  alternativa para preencher milhares de postos de trabalho com alta demanda no Canadá. Assim, se você é um profissional de área técnica experiente e atende aos critérios de elegibilidade do programa, você pode estar apto a requerer um visto de residência permanente no Canadá, através do sistema de Entrada Expressa de imigração canadense. 

Exemplos de alguns dos muitos empregos com alta demanda no Canadá incluem: mecânico e inspetores de aeronaves, técnicos em reparação de aparelhos eletrodomésticos, pedreiros, carpinteiros; operadores de guindastes e gruas, eletricistas; mecânicos de equipamentos pesados, ferreiros, operadores e inspetores de ferramentas e usinagem, perfuradores de poços de petróleo e gás.  Existem, é claro, diversas outras profissões que podem qualificar para  o Programa Federal de Profissionais Técnicos (FSTP).

Happy Canada Day Illustration Instagram Post.png

Programa de Nomeação Provincial (PNP)

Cada província ou território canadense que participa do PNP desenvolve seus próprios critérios de elegibilidade a fim de selecionar os estrangeiros com qualificação, competências, domínio de Inglês ou Francês e outras habilidades e características necessárias nas suas respectivas regiões do Canadá. Embora cada província ou território canadense que participa do PNP desenvolva seus próprios critérios, em geral todos seguem o mesmo processo, dividido em duas etapas.

 

Primeiramente, o estrangeiro qualificado envia sua inscrição do Programa de Nomeação Provincial (PNP) para a província ou território canadense específico no qual gostaria de viver e trabalhar. Dependendo da área de atuação e das regras do programa estabelecidas pela província ou território, o candidato poderá precisar comprovar a proficiência em Inglês e/ou Francês através de um teste autorizado, como o IELTS (para inglês) ou o TEF (para Francês). Se as autoridades do governo da província ou território acreditarem que o candidato atende aos critérios de elegibilidade e tem verdadeiro interesse em viver na respectiva região do Canadá, será emitido ao candidato o Certificado de Nomeação Provincial.

 

Posteriormente, os candidatos que recebam o Certificado de Nomeação Provincial poderão inscrever-se junto ao governo federal canadense para um visto de residência permanente no Canadá. Durante esta etapa final do programa, o estrangeiro qualificado deverá atender a requisitos adicionais de elegibilidade estabelecidos pelo governo federal do Canadá antes de ser aprovado para o visto de residência permanente e receber a autorização para mudar para o Canadá. Por exemplo, será solicitado ao candidato que forneça os documentação válida a comprovar: requisitos de saúde e boa conduta, condições financeiras adequadas para manter-se após mudar para o Canadá, além de pagar as taxas ao governo federal.

Bright Red Happy Canada Day Instagram Post.png

Entrada Expressa no Canadá

Buscando suprir a crescente demanda por profissionais de alta qualificação nos negócios canadenses, o governo do Canadá criou um novo sistema de imigração chamado “Entrada Expressa” (Express Entry). O principal objetivo do programa é possibilitar uma seleção mais efetiva de profissionais estrangeiros com qualificação, cujas características permitam prioridade na imigração ao Canadá para ocuparem vagas de trabalho o mais rapidamente possível. Se você atende aos requisitos de elegibilidade dos programas de imigração Canadense em que se aplica o sistema de Entrada Expressa, você e sua família podem estar aptos a iniciar uma nova vida repleta de oportunidades no Canadá! BecomeACanadian.org trabalha com consultores de imigração autorizados que podem avaliar sua elegibilidade para entrada expressa.

Procedimento para Entrada Expressa

O procedimento para requerimento de Entrada Expressa no Canadá varia em alguns aspectos, dependendo do programa de imigração econômica para o qual o profissional estrangeiro é elegível, mas, de maneira geral, o processo pode ser classificado em quatro etapas principais:

 

  • Preparação

  • Envio

  • Seleção

  • Decisão

 

 

Preparação

O primeiro passo do processo envolve a preparação devida antes do envio do requerimento de Entrada Expressa ao governo canadense. Esta etapa geralmente inclui uma avaliação para determinar o programa específico de “imigração econômica” que um profissional estrangeiro com qualificação pode ser elegível (como pré-requisito da Entrada Expressa no Canadá). Na maioria dos casos, o requerente deverá comprovar proficiência em Inglês/Francês através de testes oficiais autorizados (como IELTS ou TEF). Ainda, pode ser necessário submeter seu diploma para análise de validade e equivalência a um diploma canadense (Educational Credential Assessment). A equipe de profissionais do BecomeACanadian.org pode explicar o que precisa ser feito e responder a quaisquer perguntas sobre o processo.

 

 

Envio

Após a preparação necessária, a segunda etapa do processo consiste no envio do requerimento de Entrada Expressa ao governo canadense. No requerimento (que é preenchido online), o candidato informa seus dados pessoais, incluindo as notas das avaliações de Inglês e/ou Francês, os resultados da Educational Credential Assessment (solicitação de equivalência a um diploma canadense), se necessário, e outras informações acerca de sua experiência profissional, competências, etc. Os candidatos também devem se registrar no “Canada Job Bank” após enviarem seu perfil de inscrição expressa e começar a pesquisar uma oferta de emprego qualificada no Canadá. Um membro oficial do governo canadense irá analisar as informações fornecidas no requerimento e conceder a pontuação do candidato (CRS – Comprehensive Ranking System) com base em diversos critérios. Se a autoridade governamental entender que o candidato está apto a atender aos critérios de elegibilidade para algum dos programas de imigração econômica em que se aplica a Entrada Expressa ao Canadá, o requerimento do candidato será, então, incluído no rol de candidatos potenciais à imigração canadense.

 

 

Seleção

A seleção de um profissional estrangeiro com qualificação para Entrada Expressa no Canadá, dentro do rol de candidatos à imigração canadense, pode ocorrer durante a terceira etapa do processo caso este: (1) receba de um empregador no Canadá uma oferta de emprego qualificado; ou (2) receba de uma província ou território canadense uma nomeação através do Programa Provincial de Nomeação (PNP – Provincial Nominees Program); ou (3) está entre os candidatos com maior pontuação no rol de Entrada Expressa. Quando um candidato é selecionado para o programa de Entrada Expressa, este recebe do governo canadense um convite oficial de inscrição (ITA – Invitation to Apply) para um visto de residência permanente no Canadá. Após a emissão do convite (ITA), o profissional estrangeiro possui até 60 dias para enviar ao governo do Canadá sua inscrição completa para o visto de residência permanente no Canadá, juntamente à documentação obrigatória e comprovação do pagamento de taxas. 

 

 

Decisão

Na quarta e última etapa do processo de Entrada Expressa, o candidato é notificado, normalmente dentro do período de seis meses, sobre a decisão do governo canadense acerca da inscrição para o visto de residência permanente no Canadá. Se tudo correr bem, o governo canadense irá aprovar o candidato e seus familiares elegíveis para Entrada Expressa no Canadá e conceder a este(s) a permissão de residência permanente. O imigrante receberá uma Confirmação de Residência Permanente (COPR) e o Visto de Residente Permanente será colocado em seu passaporte. 

bottom of page